Quais os benefícios da bicicleta?

Todos nós temos uma noção, mesmo que mínima, de que pedalar faz bem à saúde, mas poucos sabem os benefícios de forma detalhada e que farão toda a diferença em sua vida caso você decida começar a pedalar ou continuar na rotina do “pedal”.

Separei aqui alguns motivos que realmente possam fazer com que você encare a bicicleta de uma forma mais amigável.

1. Sonos com maior qualidade

Um pedal pela manhã por mais cansativo que possa parecer pode te ajudar a dormir melhor, como? Vou explicar melhor…

Pesquisadores americanos da Escola de Medicina da Universidade de Stanford selecionaram pessoas sedentárias e com insônia, pediu para que elas pedalassem cerca de 30 minutos dia sim, dia não. O resultado disso foi a redução do tempo pela metade que os insones tinham para pegar no sono e o tempo de sono aumentou quase uma hora. Segundo o Professor Jim Horme do Centro de pesquisa do Sono da Universidade de Lounghborough “Exercício fora de casa te expõe a luz do dia… Isso ajuda a colocar seu ciclo circadiano novamente em sincronia, e também livra seu corpo do cortisol, hormônio de stress que evita um sono profundo e regenerativo.”

2. Uma pequena amostra da “fonte da juventude”

Uma Universidade de Londres comparou cerca de 2400 gêmeos e percebeu que aqueles que pedalavam eram 9 anos “Biologicamente mais novos”. “Aqueles que se exercitavam regularmente tem um risco significantemente menor de ter doenças cardiovasculares, tipo dois de diabetes, todos os tipos de câncer, pressão alta e obesidade,” diz Dr. Lynn Cherkas, que conduziu a pesquisa. “O corpo se torna mais eficiente se defendendo e regenerando novas células.”

A bicicleta estimula a frequência cardíaca e o músculo do coração, pedalar com frequência deixa o coração mais eficiente, ou seja, é necessário menos esforço para bombear o sangue, o que acaba diminuindo a pressão arterial. Segundo pesquisas da Universidade de Purdue nos Estados Unidos pedalar regularmente pode cortar o risco de ter doenças cardíacas em 50%.

Pedalar com frequência ajuda também a fortalecer seu sistema cardiovascular ao longo do tempo, permitindo que seu coração e pulmões trabalhem de forma mais eficaz e obtenham mais oxigênio rapidamente quando necessário. Isso significa que você pode se exercitar mais com menos esforço.

3. Previne doenças

Que os exercícios físicos ajudam a prevenir câncer nós sabemos, mas estudos mostram que o ciclismo é uma ótima atividade para manter as células em bom funcionamento.
Com um estudo mais aprofundado foi possível descobrir que homens que se exercitam de forma moderada por pelo menos 30 minutos por dia estavam 50% menos propensos a desenvolver câncer em relação aos que não se exercitavam. Além disso, para mulheres, reduz em 34% o risco de câncer de mama.

Dentre os cânceres, pode reduzir também a possibilidade de ocorrência de câncer de cólon e do intestino.

4. Mantém o corpo em forma

Andar de bicicleta queima calorias e também reduz o percentual de gordura do corpo.
Fazer uma “caminhada” ou corrida pode ajudar, mas pedalar pode favorecer mais ainda! Imaginaque de duas a três vezes do seu peso corporal entram em contato com seu corpo quando seu pé pisa no chão. Se você pesa 100kg, é muita força pressionando suas articulações e ossos.
Ao invés disso comece com uma bike – a maior parte do seu peso é depositada no Selim, então seu esqueleto não sofre o golpe.

“Aumentar a ingestão de sal raramente é aconselhável pelo seu médico, mas nos poucos dias que antecedem uma grande corrida ou treino, é exatamente o que você deve fazer. Isso te dá uma desculpa perfeita para comer umas batatas fritas e outras comidas salgadas que você geralmente procura evitar.
O sódio presente nesses alimentos ajuda a proteger seu corpo contra a hiponatremia, uma condição causada por beber muita água sem ter sódio o suficiente no corpo, que pode levar a desorientação, doenças e até coisas bem piores.”

5. Sem estresse!

Pedalar estimula a liberação de hormônios como a endorfina, que provoca o relaxamento, e a serotonina, que ajuda a manter o bom humor. Para se ter uma ideia, estudos mostram que pedalar entre 30 e 60 minutos por dia reduz em até 50% os riscos da depressão.

Agora, já que você sabe alguns benefícios que pedalar pode trazer para você, vamos mostrar também os efeitos do pedal ao curto prazo.

O ideal seria arranjar, pelo menos, três horas por semana para andar de bicicleta. De acordo com os especialistas, os benefícios deste desporto começam a ser visíveis depois dos primeiros 20 minutos a pedalar. Quanto mais tempo dedicar à bicicleta, mais vantagens acumula.

Os resultados que consegue se pedalar:
10 minutos – Melhoria articular
20 minutos – Reforço do sistema imunitário
30 minutos ­– Melhorias a nível cardiovascular
40 minutos – Aumento da capacidade respiratória
50 minutos – Aceleração do metabolismo
60 minutos – Controle de peso e ação antiestresse

Ficaremos felizes em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Reset Password
preloader