Qual modalidade praticar? Você conhece as principais?

Fala pessoal,

Em uma pesquisa feita pela ZeraBike, tivemos um número bastante alto de pessoas que não sabiam a bike ideal para o seu perfil. E isso se dava por dois motivos, falta de conhecimento sobre as modalidades e sobre as medidas ideais da bike para o seu porte físico.

Bom, hoje vou falar sobre algumas modalidades que são praticadas com bicicletas.

Antes de começar aqui vai uma dica, independente da modalidade que você for começar a praticar, comece com uma bike mais barata. Desta forma, se você não gostar da modalidade vai acabar gastando menos dinheiro.

 

Speed

O speed é uma das modalidades mais rápidas que vou abordar neste blog.

A bicicleta…

Sua geometria faz com que o ciclista fique mais inclinado para frente, isso também pelo fato de que o selim fica mais alto em relação o guidão.

Elas são mais leves e acaba trazendo um aspecto de ser mais fina, isso tudo para cortar mais facilmente o vento e assim, ter maior performance e mais velocidade.

Por mais que sejam finas elas não são nem um pouco baratas. Algumas chegam a custar mais que R$ 70 mil reais.

“Dá pra comprar um bom carro com isso”. Sim meu amigo dá pra comprar muita coisa com isso, porém, pra quem gosta, o preço vale!!!!

Mas CALMA!!! Você não precisa começar com uma bike top. Como aconselhamos, procure bicicletas mais baratas! Tem bikes de todos os valores, procure uma que não atrapalhe seu orçamento.  

 

O terreno…

Bom, por ser uma bike que tem pneus bem finos e lisos não é comum que se pratique em estrada de chão, mas sim em asfalto.


Tenho que praticar em locais específicos? Não!

Com essas bikes você atinge grande distância com muita facilidade.

 

Competições…

Uma das maiores referências é a conhecida Tour de France. É a mais esperada pelos atletas da modalidade no mundo todo. Acontece todos os anos em julho, possui 3 mil quilômetros e os resultados são feitos individualmente ou por equipe.

 

Mountain Bike (MTB)

 

Originado por volta da década de 70 na Califórnia, tudo que envolvesse montanha e terra era MTB, a intenção era subir o morro e “despencar” de lá em cima de uma bike.

Com o passar dos anos começou a existir vários segmentos e com isso começaram a aparecer novas “submodalidades”.

As modalidades dentro do MTB tem seus próprios eventos, calendários, ídolos… Deste modo todas as fabricantes têm seus modelos e protótipos específicos para cada estilo.

Trouxe aqui 3 modalidades que são mais praticadas no Brasil.

 

1- Cross Country

É provavelmente a modalidade mais difundida entre os ciclistas no Brasil. E isso se dá pelo fato de que há várias trilhas e estradas por todo país.

 

A bicicleta…

Quadros leves, muitas vezes rígidos e suspensões de curso bem curto. Possuem os famosos pneus mistos, não são tão largos e nem tão finos e possuem cravos para melhor aderência na terra.

Sobre os valores?
Bom, existem bikes baratas também, até mesmo por poder usar qualquer bike para começar, mas por curiosidade, existem algumas que ultrapassam os R$ 60 mil reais.

O terreno…

Por se tratar de uma bike mista, pode ser praticada em qualquer terreno. Asfalto, estrada de chão, percurso misto.

 

Competição…

Essa modalidade de MTB pode em teoria ser divida em duas outras:

Em maratonas há o XCM que na tradução é Cross Country Maratona.

São estradas de terra, trilhas, asfalto.  Provas com mais de 2 horas de duração por um circuito longo e não chega a dar mais de uma volta.

Para circuitos fechados onde se dá 3, 5, 10 voltas ou até mais, então estamos falando de outra  modalidade de MTB: O XCO.

O XCO é irmão caçula do XCM. Nasceu quando o estilo foi introduzido e ganhou popularidade no circuito olímpico.

Mas não se engane: Você não pratica XCO ou XCM. Você pratica CROSS COUNTRY! XCO e o XCM não são modalidades esportivas, e sim uma modalidades competitivas do Cross Country!

 

2- Enduro

E agora, qual a diferença entre Enduro e All Mountain?

Verdade que isso gera uma certa confusão entre os praticantes. Muitas pessoas dizem que o Enduro é a competição do All Mountain (tipo XCO e XCM em relação ao Cross Country).

A modalidade é ideal para quem gosta de subir morros longos e técnicos e descer trechos acidentados de tirar o fôlego.

 

A bicicleta…

É a mistura da Full Suspension de XC com a bike de Downhill. Isso quer dizer que possuem o curso da suspensão maiores, tanto dianteira quanto traseira, porém mais leves.

As bikes de Enduro/All Mountain são o ponto exato entre DH e Cross Country.

Competitivamente, essa modalidade de MTB envolve descidas quase tão arriscadas quanto o Downhill, porém os competidores também necessitam pedalar longas distâncias para descer mais uma vez.

 

3- Downhill

O Downhill Mountain Bike é o extremo da adrenalina sobre duas rodas. O próprio nome já indica o que deve ser feito: Descer o morro. Descer o mais rápido possível.

 

A bicicleta…

Os pneus são muito mais “cravudos”, tudo isso para segurar a bike na terra e sua largura também maior, com suspensões que possuem mais de 200 milímetros de curso, freios com 4 pistões e muito mais.

As bikes são extremamente macias, devido às suspensões que trabalham bastante nos terrenos extremamente acidentados.

Além disso, diferentemente do Cross country, numa competição de Downhill larga um ciclista de cada vez, em percursos de no máximo 10 minutos de duração contra horas do XCO ou XCM. Vence quem fizer o menor tempo de decida.

 

O terreno…

Bike de downhill é geralmente para terra, com morros acidentados, rampas, drops e muito mais. Mas ultimamente muitos estão trazendo o downhill para a cidade, sendo chamado então de Downhill Urbano.

Os circuitos de Downhill são extremamente técnicos e pilotagem para poucos.

 

Competições…

No Brasil temos a famosa Escadaria de Santos que é televisionada, o campeonato Brasileiro que acontece no meio do ano e o internacional RedBull Rampage, que reúne os melhores pilotos do mundo.

 

BMX

Modalidade praticada com bicicletas extremamente simples aos olhos de um praticante de All Mountain, Downhill e Cross Country. Com ela os praticantes fazem manobras e piruetas incríveis. A modalidade cresceu muito e hoje é esporte olímpico, que apesar de um pouco diferente das suas raizes ainda sim é drenalina pura.

A modalidade apresenta duas divisões BMX Racing (corrida) e BMX Freestyle (manobras)

 

A bicicleta…

As famosas “croisinhas” são bicicletas pequenas, com rodas aro 20 e pneus bem largos.

 

O terreno…
Geralmente é usada em asfalto, principalmente por se tratar de uma bike street (bike de rua) e é muito comum de ser essas bikes em bike parks e pistas de skate.

 

Competições…

A modalidade é presente nas olimpíadas e muito bem vista em grandes campeonatos da RedBull por todo mundo.

 

Agora que você já conhece as modalidades de bike, o primeiro passo é comprar uma boa bicicleta (seja nova ou usada), que seja confortável, e de acordo com a modalidade de bike que você deseja fazer. Além disso, será um ótimo motivo para reunir família e amigos para um passeio diferente e ligado com a natureza.

Outra coisa, não esqueça dos equipamentos adequados para cada modalidade. Faça como o dog ao lado e se proteja! Segurança em primeiro lugar!!!

 

Por hoje é só pessoal, se estiverem em dúvida de qual bike comprar, entre em contato com o time da ZeraBike que vamos ajudar você a encontrar o melhor produto para o seu perfil!!!

Ficaremos felizes em ouvir seus pensamentos

Deixe um comentário

Reset Password
preloader