O que olhar antes de comprar uma bike usada?

capa-blog-bike-usada1

Se preferir, veja diretamente pelo YouTube! 🙂

É a primeira vez que vai comprar uma bike usada mas não sabe bem o que olhar? Quais são os principais detalhes que você tem que observar?

1. Grupo


O grupo envolve a relação de marchas, como o pedivela, alavanca, cassete ou catraca, os câmbios, a corrente… Mas o que você tem que focar principalmente do grupo é no cassete/catraca e na coroa do pé de vela. Para facilitar, bateu um olho na bicicleta e viu engrenagem? Observa, vê se tá quebrado, se tem desgaste. É fácil observar os desgastes, as engrenagens são vários “dentes”, e se esses dentes estiverem mais “lisos é sinal de que já tem um desgaste grande e esse desgaste não é bom.

Acontece que quando você for pedalar, pode ser que a bicicleta vai dar um giro a mais, ou seja, a corrente vai deslizar em cima daquela parte desgasta, muitas vezes faz um barulho parecendo está estourando a relação! Como disse, observar o grupo é bem importante pois envolve a parte da desenvoltura da bicicleta!

2. Rodas

Outro fator extremamente importante são as rodas. Mais especificamente os cubos, porque é o que vai fazer com que a bicicleta permaneça mais tempo possível em movimento. Não adianta nada você fazer um esforço absurdo para bicicleta andar, se você tiver tiver um cubo ruim, a bicicleta acaba se tornando “pesada” durante o pedal.

Observe os cubos, levanta a bicicleta, gire a roda e vê se tá fluindo bem. Se você ver que ela tá girando e parando muito rápido, você aplica uma força e a roda não gira de acordo com a força que você colocou, pode ser o desgaste dos rolamentos do cubo, ou falta de revisão do mesmo.

OBSERVAÇÃO: Se você girar a roda para checar os rolamentos, observa se o freio não está desregulado, se ele está pegando no aro (V-Brake) ou pegando ali um pouquinho no disco.

Verifique também o eixo do cubo. Para checar se tem algum problema, movimente a roda da esquerda para a direita, se ela apresentar algum “joguinho” é um sinal de que tá tendo algum desgaste ou está quebrado. E vale também para a roda traseira ok?



Por fim, como estamos falando de rodas, vale checar também se os aros não estão amassados e se os pneus não estão muito gastos.

3. Trincas

Observe se o seu quadro não tem trincas e os locais onde pode mais parecer são:

A marca do quadro não faz (necessariamente) a bike ser melhor

A primeiramente uma coisa que você não precisa necessariamente levar tão a sério é a marca do quadro. Na verdade é o que menos e vai jogar contra você, afinal você tá comprando a bike pelo preço mercado – é válido fazer essa pesquisa de preços de que a bike realmente está sendo vendida pelo valor de mercado – mas a marca do quadro não vai fazer tanta diferença desde que seja um quadro de alumínio e que você sinta que é leve para você.
“Ah, mas a marca A é muito melhor que a B”, tudo bem pode ser sim, mas isso eu garanto que não vai te fazer pedalar melhor!

E ai, gostou do conteúdo? Já viu alguma bizarrice quando foi comprar bike? Conta aqui sua história!! 🙂

Deixe um comentário

Main Menu